terça-feira, 19 de maio de 2015

Servidor de rede da rádio ganha mais segurança com nobreak

Juliana Martins

O equipamento foi instalado depois de jornal não ir ao ar.

Na terça-feira, dia 14/04, O Mundo em Sua Casa (Omesc) não foi veiculado por problemas de conexão na rede interna da ABC. Essa é a segunda vez, apenas este ano, que isso aconteceu, segundo a apresentadora do jornal, Karine Pinheiro.

A falha foi causada pela queda de energia elétrica, explicou o assessor da presidência, Paulo Vasconcelos, responsável pela TI da ABC. De acordo com Vasconcelos, como o provedor – que é o computador em que ficam armazenados todos os documentos da Agência – não contava com nobreak, mesmo uma pequena interrupção no fornecimento de luz, dificultava o acesso à rede interna.

O noticiário conta com cerca de 30 minutos de produção de matérias, feitas previamente e arquivadas na pasta do setor de radiojornalismo. O restante do conteúdo é formado por notas e por entrevistas feitas ao vivo. De acordo com Gil Bonfim, também apresentador do Omesc, na impossibilidade de utilizar os arquivos, a solução, por vezes, foi ler o roteiro e aumentar a quantidade de entrevistas. Porém, na terça-feira, nem mesmo o roteiro estava impresso. "Por respeito ao ouvinte, não foi possível ir ao ar sem conteúdo", afirmou Bonfim.

Dado o compromisso da emissora com o público, a gerente da rádio, Sueide Barbosa, reuniu-se ainda na terça-feira com Vasconcelos para encontrarem uma solução rápida. Na mesma semana, o nobreak da rádio passou por manutenção e, na sexta-feira, o servidor já passou a contar com o equipamento.

O presidente da ABC, Carlos Alberto Leréia, autorizou a aquisição de outro nobreak, com capacidade para suportar um período maior sem energia elétrica, o que vai aumentar o grau de confiabilidade na rede, disse Vasconcelos. Outras medidas também devem entrar em vigor neste semestre, como a criação de um almoxarifado técnico, em que equipamentos de uso temporário, como laptops e modems, por exemplo, poderão ser emprestados pelos servidores. Para Barbosa, isso vai facilitar o controle e o acesso.


Texto publicado no Marco Zero ed.01.

Nenhum comentário:

Postar um comentário