quinta-feira, 23 de julho de 2015

Profissionais da ABC pedem condições mínimas de trabalho

Atualizado dia 25/07/2015.

Este mês, aqui na Agência Brasil Central (ABC), estamos com sérios problemas relacionados à rede de informática. Ficamos vários dias sem o nosso principal computador-servidor e isso causou diversos transtornos que atrapalharam a produção do Diário Oficial, do site Goiás Agora, dos jornais da TV Brasil Central e de vários programas das rádios Brasil Central AM e FM.

Durante duas semanas tivemos problemas para acessar a internet, usar as impressora, interligar os computadores. Jornalistas, estagiários e técnicos tiveram criatividade para improvisar gambiarras com o objetivo de manter nossas publicações em dia, inclusive usando recursos pessoais como celulares, tablets e pen-drives. Mas nem sempre esse esforço foi suficiente: em alguns dias, o radiojornal O Mundo em sua Casa deixou de ir ao ar e o Diário Oficial falhou, sendo impresso apenas no dia seguinte.

Para buscar respostas e soluções para tão grande descaso e falta de investimentos em nosso departamento de tecnologia da informação, os trabalhadores da ABC - estatutários, celetistas e também alguns comissionados - se uniram para pedir respostas ao presidente da agência.

Em nosso primeiro encontro, no dia 15 de julho, os profissionais se reuniram e iniciaram a confecção de um documento pedindo condições mínimas de trabalho e outras reivindicações já recorrentes.

Com nossa mobilização, um grupo de servidores conseguiu se reunir com o chefe de gabinete da ABC, Edvaldo Crispim, na manhã do dia 21 de julho. No encontrou, ele informou que as reivindicações dos servidores serão lidas e respondidas, de forma que a presidência dirá o que será solucionado a curto, médio e longo prazo.

No dia 22 de julho, nos reunimos para apresentar o que foi conversado na reunião com o chefe de gabinete e também discutir o esboço do nosso documento, com as demandas de quase todos os departamentos da agência. Além de problemas técnicos enfrentados recentemente, como os problemas na rede de informática, de eletricidade e a precária tentativa de implantação do ponto eletrônico, várias demandas mais antigas também foram citadas como esclarecimentos sobre a possibilidade de terceirização da gestão da ABC e a data real de inauguração da TBC HD.

O documento, com todas as solicitações, será protocolado na ABC e futuramente encaminhado também ao Ministério Público de Goiás. Nossa próxima reunião já está mercada para o dia 30 de julho.

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